Medronho Monte do Vale Doja é o melhor da FACECO 2022

0

A Aguardente de Medronho do concelho de Odemira, é considerada, por muitos especialistas, como uma das melhores. As características do concelho, que favorece o crescimento de medronheiros de alta qualidade e as técnicas de fabrico dos mais velhos passadas às novas gerações com processos mais recentes, resulta nestes destilados de alta qualidade.

Para promover a valorização e incentivar a comercialização deste produto endógeno de Odemira, a ARBUTUS, Associação para a Produção do Medronho no Sudoeste Alentejano, promoveu o primeiro concurso de Medronho que decorreu na FACECO 2022.

Segundo Francisco Guerreiro, um dos elementos da associação, esta iniciativa pretende, principalmente, “incentivar os novos produtores a apurar a excelência da aguardente”.

Este responsável garantiu ainda que “há muitos jovens, alguns nem são agricultores, entusiasmados e dedicados à produção da aguardente de medronho”. Uma actividade cujo futuro “está garantido”, acrescentou.

Neste primeiro concurso participaram dez concorrentes que foram avaliados por um júri composto por vários especialistas.

O primeiro prémio foi para Joel Rosalino, produtor da aguardente Monte do Vale Doja. O segundo lugar ficou a pertencer à aguardente Monte da Quebradiça. As aguardentes Foz de Touril e Medronho da Serra partilharam o terceiro lugar.