Mértola adere ao Dark Sky Alqueva

A Câmara e a Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo, entidade gestora do território certificado Dark Sky Alqueva, assinam hoje um acordo de cooperação.

Mértola junta-se assim aos concelhos de Portel, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Mourão, Moura e Barrancos que disponibilizam serviços e actividades relacionadas com o turismo astronómico. 

“Esta adesão do Município de Mértola integra a estratégia municipal de estruturação de produtos de nicho turístico com elevado potencial de progressão nos mercados nacionais e internacionais”, revela a Câmara.

O acordo de cooperação prevê a organização e apresentação do dossier de candidatura de Mértola à Certificação Starlight Tourism Destination; o desenvolvimento de um plano de combate à poluição luminosa; a elaboração de um plano de integração do território de Mértola na “Rota Dark Sky Alqueva”; a realização de acções de formação inicial e contínua para os empresários locais e a comunidade em geral sobre as temáticas Dark Sky Alqueva e a dinamização de acções de animação e eventos alusivos ao Dark Sky® Alqueva.

João Serrão Martins, vice-presidente da Câmara de Mértola, sublinha que o concelho tem capacidade para atrair os turistas que gostam de observar e fotografar o céu nocturno.