O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta o mês de agosto como “quente e seco”.
No último boletim climatológico agora publicado, o Instituto frisa que o mês passado ficou marcado por uma onda de calor com duração entre 6 e 9 dias nas regiões do interior Norte e Centro, Vale do Tejo e em alguns locais do Alentejo.
Mértola foi a localidade com temperaturas mais elevadas no distrito de Beja. No dia 14 de agosto a vila museu registou temperaturas máximas de 43,4 Graus Celsius.
Em Beja a média da temperatura mínima foi de 15.6 Graus Celsius. A média da temperatura máxima fixou-se nos 33.5 Graus Celsius.
O instituto frisa que “no final de agosto houve um aumento da área em seca meteorológica, estendendo-se às regiões do interior Norte e Centro. Verificou-se também um aumento da intensidade com a classe de seca moderada a abranger quase toda a região Sul e alguns locais dos distritos de Setúbal, Lisboa e Bragança. O sotavento Algarvio continua na classe de seca severa”.
Segundo a mesma fonte, 22% do país estava numa situação considerada normal, 43.3% em seca fraca, 32.5% em seca moderada e 2.2% em seca severa.