Na sequência do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Mértola e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, decorreu na passada terça-feira, a apresentação dos trabalhos dos alunos do Curso de Mestrado de Design para a Sustentabilidade, cujo tema central foi o território de Mértola.
“Os trabalhos apresentados consideravam um conjunto de propostas de projetos com respostas inovadoras a problemas estruturantes no concelho de Mértola”, frisa a autarquia.
O município destaca “o problema da perda demográfica, do envelhecimento e isolamento social”.
Na sequência desta colaboração, integrado no âmbito da estratégia “Mértola, Laboratório para o Futuro”, será preparada uma exposição para apresentação dos trabalhos à comunidade, uma conferencia sobre Design para a Sustentabilidade a realizar, em Mértola, e um laboratório colaborativo para aprofundamento das propostas na sua potencial aplicação ao território.
Esta colaboração faz parte da estratégia do Município de Mértola de interligação a centros de conhecimento, inovação e criatividade, com vista à atração de estudantes, investigadores e profissionais diversos, não apenas para potenciar novos residentes, mas também, para gerar fluxos contínuos de pessoas e contributos vários para o território.