Mértola propõe livros para todas as idades

Em Mértola, arranca, este domingo, mais uma edição da Feira do Livro.

A iniciativa promovida pela Câmara apresenta todos os anos, para além das novidades bibliográficas, um programa cultural para todas as idades. A Feira do Livro decorre até dia 2 de Dezembro, no salão dos bombeiros, e conta com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Mértola.

Hoje, as actividades são dedicadas aos mais novos e às famílias com as iniciativas “À descoberta da feira…jogos para os mais novos”, e “Taleigo de Natal: dá-me os teus sonhos para eu brincar”, por Joaninha Duarte.

No dia 26, a Feira do Livro propõe aos alunos da EB1 de Mértola um encontro com o escritor Carlos Canhoto e os seus bonecos.

Na terça, terão lugar a “Oficina de escrita criativa de micronarrativas sobre direitos humanos”, com Fernando Guerreiro, e a actividade “Crescer com livros: Bichinho miau!!”, com Cláudia Sousa. No dia seguinte decorre, no Cineteatro Marques Duque, o espectáculo de teatro com base na obra de José Saramago “Levantei-me do chão”, com Carlos Marques, e uma sessão de contos tradicionais, com Luzia do Rosário. O Grupo Cativar apresenta no dia 29 o espectáculo de teatro “Um sapato especial”.

Na Feira do Livro realizam-se as apresentações dos livros “Falares e Ditarenhos do Alentejo”, de Luís Miguel Ricardo (dia 30, pelas 15h00), “Quatro cantos e outros tantos: cancioneiros originais alentejanos”, de Joaquim Caeiro (dia 1, pelas 15h30) e “Mar de um tempo sem âncoras”, de Miguel Rego (dia 2, pelas 15h30).

A Feira do Livro apresenta a exposição Apontamentos sobre o “Mar de um tempo sem âncoras”, pinturas e desenhos de Manuel Passinhas e pode ser visitada de segunda a sexta das 9h30 às 20 horas e no sábado e domingo das 14 horas às 20 horas.

Rosinda Pimenta, vereadora da Câmara de Mértola refere que na Feira do Livro é possível encontrar presentes para oferecer neste Natal. A iniciativa é encarada como “uma forma de valorizar da cultura e os autores nacionais”.