O Programa Alentejo 2030 tem abertos dois novos avisos com uma dotação global superior a 2,3 milhões de euros, destinados a reforçar a coesão territorial e dinamizar os territórios não urbanos da região.
De acordo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), os apoios visam valorizar os recursos económicos, sociais e culturais dos territórios do interior.
Esta valorização será concretizada através da execução das estratégias e planos de ação das parcerias para a coesão não urbanas, já aprovadas no âmbito do programa financiado por fundos europeus.
O primeiro aviso, com uma verba de cerca de 1 milhão e 425 mil euros, apoia projetos nas áreas da cultura, turismo e natureza, promovendo o empreendedorismo rural, o emprego, a sustentabilidade territorial e a dinamização cultural e turística. As candidaturas estão abertas até 13 de março.
O segundo aviso dispõe de cerca de 945 mil euros e destina-se a ações de promoção e marketing territorial, incluindo campanhas turísticas, marketing digital, animação cultural, envolvimento das comunidades locais e cooperação nacional e internacional. As candidaturas decorrem até 20 de março de 2026.
Em ambos os casos, o financiamento pode chegar a 85 por cento através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, sendo elegíveis apenas as entidades já identificadas nas estratégias aprovadas.