Misericórdia de Serpa reage a notícia da Rádio Pax

Isabel Estevens, Provedora da SCMSerpa
Misericórdia de Serpa reage a notícia da Rádio Pax

Na sequência da notícia divulgada pela Rádio Pax no passado dia 12 de agosto, na qual se afirmava que o Processo Especial de Revitalização (PER) da Santa Casa da Misericórdia de Serpa já teria sido aprovado e que, a partir desse momento, a gestão financeira da instituição passaria a estar sob a responsabilidade de um Administrador Judicial, a Mesa Administrativa da Misericórdia veio a público reagir. Um comunicado que publicamos na integra:

NOTA DE IMPRENSA

Santa Casa da Misericórdia de Serpa – Esclarecimento Público – 13/08/2025

A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, face às recentes notícias veiculadas pela Radio Pax, esclarece que é falso que o Processo Especial de Revitalização (PER) tenha já sido aprovado, porquanto o mesmo foi submetido no passado dia 7 de Agosto de 2025, encontrando-se presentemente a decorrer os trâmites legais necessários para a sua posterior homologação judicial.

Também contrariamente ao noticiado, o Administrador Judicial nomeado no âmbito do PER não assume a gestão directa da Instituição, nem retira autonomia à Mesa Administrativa, sendo a sua função a de mediar entre a Instituição e os credores e fiscalizar o cumprimento das medidas constantes no PER. A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Serpa mantém, assim, a plenitude das suas competências de gestão administrativa e operacional, conforme previsto nos Estatutos e espelhado na legislação em vigor.

É igualmente falsa a afirmação de que a Santa Casa da Misericórdia de Serpa tenha perdido credibilidade para efeitos de candidatura a fundos europeus ou apoios directos do Estado, mantendo-se a Instituição elegível e activa na apresentação de candidaturas a diversos apoios e financiamentos, prosseguindo de forma transparente, séria e diligente o trabalho para garantir a manutenção dos serviços prestados à comunidade.

Importa ressalvar que a divulgação de informações incorretas e sensacionalistas prejudica gravemente a reputação e o funcionamento da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, gerando desconfiança injustificada junto de parceiros, trabalhadores, credores e da comunidade em geral, agindo, por conseguinte, contra os interesses da Instituição e, inevitavelmente, contra os interesses dos utentes e trabalhadores que dela dependem.

A Santa Casa da Misericórdia de Serpa continuará a levar a cabo a sua missão com seriedade, transparência e dedicação, empenhando todos os esforços no desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade e na concretização deste Plano Especial de Revitalização que se pretende que salvaguarde a estabilidade financeira e a continuidade dos serviços sociais e de saúde prestados à população.

Serpa, 13 de Agosto de 2025

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

24/06/2026
Beja: GNR detém 26 pessoas e apreende droga, armas e milhares de euros
Alqueva
24/06/2026
Alqueva mantém-se perto da capacidade máxima após inverno de abundância
24/06/2026
EMAS começa a renovar rede de contadores
24/06/2026
Concelho de Moura assinala Feriado Municipal
24/06/2026
Beja prepara a maior noite de Marchas Populares: 12 grupos desfilam na Rua Sousa Porto
Imigração
24/06/2026
Brasileiros e Indianos escolhem Alentejo e 14% da população é estrangeira
24/06/2026
Misericórdia de Beja tem projeto de integração de imigrantes e combate ao tráfico de seres humano 
Ferreira do Alentejo
23/06/2026
Morte misteriosa em Alfundão: homem moldavo encontrado morto com ferimento no tronco