Moura preserva e valoriza o Património Imaterial do Concelho

Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara de Moura dinamiza o projeto de Valorização do Património Imaterial do Concelho de Moura.

A iniciativa pretende “preservar o património intangível, expresso entre outros, nas tradições, no saber fazer, na linguagem, nas técnicas (…)”.

No primeiro eixo temático foi realizado trabalho de recolha em torno das festividades tradicionais do concelho, que permitiu a sistematização de informações que constaram na exposição “Criar memórias”, exposição itinerante que, em 2019, percorreu aquela localidade.

Termina agora o segundo eixo temático dedicado às artes e ofícios tradicionais.

No âmbito deste tema, foi desenvolvido trabalho de campo que envolveu a recolha de testemunhos em registo fotográfico e vídeo, compilação de fotografias antigas e instrumentos de trabalho.

De acordo com a autarquia, “o resultado desta pesquisa, realizada em todo o concelho, irá agora dar origem a uma exposição que se encontra em preparação”.

“Pensar o Intangível” é um projeto que tem a duração de 4 anos e que conta com a colaboração da comunidade local para o seu enriquecimento.