A Câmara de Moura viu aprovada a sua candidatura ao Programa Operacional Alentejo 2020 para requalificação a Rua do Poço e a Rua dos Ourives.
A candidatura aprovada no âmbito do Alentejo 2020 inscreve-se na estratégia do PEDU-Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.
As intervenções representam um investimento total superior a 128 mil euros e contam com uma taxa de co-financiamento de 85%.
O município informa em nota de imprensa que “actualmente estas duas artérias possuem calçada de pedra irregular, apresentando muitas deformações, o que dificulta a drenagem das águas, bem como a mobilidade de pessoas, particularmente as mais idosas”.
A obra prevê a colocação de calçada, a existência de uma zona central com uma fiada de dois cubos de granito, o que, segundo a autarquia “beneficiará o sistema de drenagem e o encaminhamento das águas para um sumidouro transversal a criar na Rua do Poço”.
Na Rua dos Ourives está projectada a substituição da caldeira existente, por uma em laje de granito perfurado.
Ainda no decurso desta intervenção está prevista a remoção de todas as infra-estruturas eléctricas e de telecomunicações existentes junto às fachadas, à semelhança do que foi feito na Mouraria. A luminária também será substituída.
A Câmara pretende que “num futuro próximo, luminária igual à que será instalada na Rua do Poço e na Rua dos Ourives, seja colocada em todo o centro histórico da cidade”.