A Câmara Municipal de Beja assinou, no passado dia 8 de abril, o contrato de empreitada para a remodelação do espaço público no gaveto entre a Rua das Portas de Mértola e a Rua Jacinto Freire de Andrade, um espaço que vulgarmente é identificado como área de entrada para a Caixa Geral de Depósitos.
Os trabalhos de remodelação têm um custo de cerca de 118.664 mil euros, com IVA incluído e decorrerão por um período de 90 dias.
Incrementar melhorias na praça ao nível das acessibilidades é um dos objetivos da empreitada, esclarece a autarquia.
Além disso, a intervenção pretende “criar uma praça pública que permita a contemplação, a estadia e o lazer, permitindo a circulação em condições de conforto”, pode ler-se na memória descritiva do projeto.
Segundo o município, “a redefinição dos pavimentos, bem como, a construção de rampas e escadas será executada com recurso ao mármore de Trigaches”.
A intervenção contempla a instalação de uma escultura alusiva ao rei poeta Al Mu´Tamid, da autoria do artista Silvestre Raposo, a instalação de um painel que exibirá informação sobre a relevância histórica do local e a instalação de papeleiras e bancos.