Município de Cuba reforçou apoio aos Bombeiros em 25 mil euros

O município cubense atribuiu um subsídio excecional à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cuba no montante de 25 mil euros.

A medida foi tomada, na sequência das “dificuldades sentidas e o atual cenário de crise epidemiológica” que impôs à Corporação de Bombeiros de Cuba “um desafio para manter o seu equilíbrio financeiro, devido ao acréscimo repentino de gastos com equipamento de proteção individual e material de desinfeção” e, também, devido “a diminuição abrupta do transporte de doentes não urgentes”.

Este apoio, representa o somatório das verbas aprovadas nas reuniões de 3 e 10 de fevereiro, e visa o combate à pandemia e a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e material de desinfeção.

É, também, uma forma de reconhecimento ao caráter essencial dos bombeiros na proteção de vidas e bens, tal como explica João Português, presidente da autarquia de Cuba.

“Assegurar a missão destes homens e mulheres, que têm um papel importante e insubstituível no auxílio e socorro à comunidade em caso de incêndio, de acidentes, catástrofes ou calamidades” é uma prioridade para o Município de Cuba, revela o comunicado do município.