Museu Rainha D. Leonor acolhe sessão de curtas-metragens

0

O Museu Rainha Dona Leonor, em Beja, recebe hoje uma sessão do “HERITALES – International Heritage Film Festival”, a partir das 18h30, numa parceria desenvolvida com o Projeto Outeiro do Circo.

A sessão realiza-se no Núcleo Visigótico do Museu Rainha Dona Leonor, na Igreja de Santo Amaro, e vai durar, aproximadamente, uma hora.

Segue-se depois um debate conduzido por Miguel Serra, responsável do Projeto Outeiro do Circo e um dos elementos da organização do HERITALES.

Em nota de imprensa enviada às redações, a organização explica que o principal objetivo deste evento é “promover a divulgação do património através de vários suportes, com a sétima arte como foco principal. Neste festival, o cinema é o veículo para dar a conhecer diferentes culturas, centrando as prioridades na divulgação do património material e imaterial.”

Os espetadores poderão apreciar um conjunto alargado de curtas-metragens documentais oriundas de diversos países, como a Arménia, Marrocos, Quénia e Estados Unidos da América, “centrados em temas tão distintos como instalações artísticas em monumentos arqueológicos, reparação do passado indígena, arqueologia no deserto do Saara e também abordagens de antropologia cultural”, sublinha a mesma fonte.

As explicações são de Miguel Serra, responsável pelo projeto Outeiro do Circo.

O Festival conta com os apoios da UNESCO, da Universidade de Coimbra, da Direção-Geral do Património Cultural, do Museu Nacional de Etnologia, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, da Universidade Nova de Lisboa e da VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes.