Odemira alarga campanha de vacinação contra a gripe a idosos do concelho

A Câmara Municipal de Odemira associou-se à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, através de parcerias institucionais, para garantir a maior cobertura possível da população do concelho com 65 ou mais anos de idade.

Face à atual situação de pandemia da doença Covid-19, a autarquia frisa que se acentua “a importância de todos os idosos do concelho poderem receber a vacina contra a Gripe”

O município odemirense explica que “perante a extensão do território, a difícil mobilidade e acesso aos serviços de saúde, o facto de existir população isolada, bem como impossibilidade, em tempo útil, do Centro de Saúde e respetivas Extensões de Saúde responderem à procura”, a autarquia juntou-se a este esforço facilitando o acesso à administração da vacina”.

Neste sentido, a Câmara refere que “decorrem, em simultâneo, três formas para que a população idosa possa aceder à administração da vacina, sempre sem custos para o utente”.

A par do acesso à vacina através do Centro de Saúde de Odemira ou das Extensões de Saúde, os idosos podem solicitar a vacinação nas farmácias locais aderentes à Campanha Vacinação SNS Local,  através de parceria entre o Município e a Associação Dignitude, com a inscrição e administração nas Farmácias Central e Farmácia Confiança (Odemira), Farmácia de São Luís, Farmácia de Santa Clara-a-Velha, Farmácia Nova e Farmácia Palma (S. Teotónio), Farmácia Alfeirão e Farmácia Milfontes (Vila Nova de Milfontes).

A terceira forma de acesso é através da Unidade Móvel de Saúde, numa articulação entre a Unidade de Cuidados na Comunidade / Centro de Saúde e o Município de Odemira e as Juntas de Freguesia.

Através de inscrição nas Juntas de Freguesia, a Unidade Móvel de Saúde irá deslocar-se às freguesias, durante as manhãs de sábado de novembro e dezembro, para administrar a vacina a idosos com 65 ou mais anos. Os idosos terão de ser portadores do Cartão de Utente para que o ato seja registado nas plataformas informáticas do SNS, sob pena da vacina não ser administrada.