Odemira apresenta “Justiça e Liberdade”

A Câmara Municipal de Odemira inicia hoje o ciclo de atividades com o lema “Justiça e Liberdade”.

A iniciativa insere-se nas comemorações “Abril em Odemira” e conta com a inauguração de várias exposições e com a realização de vários debates.

O objetivo deste ciclo é “reforçar a importância da Democracia e da Liberdade de Expressão e recordar o que foi a Censura em Portugal”, revela a autarquia.

A exposição de cartoons intitulada de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” encontra-se patente ao público entre hoje e sexta-feira, dia 19 de maio. Na mostra, os visitantes podem ver os 30 trabalhos que refletem os assuntos que marcam a atualidade, na perspetiva de vários artistas de diferentes nacionalidades. A cerimónia de inauguração está marcada para as 18h00.

Em simultâneo, realiza-se a exposição “O que não se podia ler, Livros censurados no Arquivo Ephemera” que se encontra em exibição durante o mesmo período, ou seja, entre hoje e sexta-feira, dia 19 de maio. A mostra apresenta vários livros censurados que podem ser encontrados na Biblioteca/Arquivo Ephemera, de José Pacheco Pereira.

Para além disso, os visitantes podem conhecer ainda os diversos despachos da censura que fazem parte da coleção da Ephemera.

A exposição é inaugurada a partir das 19h45.