Odemira: Autoridade de Saúde determina testagem a todos os trabalhadores

Foto: RTP

Devido à situação epidemiológica que o concelho de Odemira atravessa, a Autoridade de Saúde do Alentejo Litoral determinou, que “não poderão entrar ou permanecer trabalhadores ao serviço das empresas que apresentem sintomas respiratórios”.

Além disso, a autoridade de saúde deliberou, também, que “todos os novos trabalhadores que vão ingressar numa empresa deverão realizar teste” à Covid-19, antes de iniciar funções”, sendo o mesmo, “repetido semanal ou quinzenalmente, segundo a evolução da situação epidemiológica”, que será “realizado à responsabilidade da empresa.”

A autarquia de Odemira considera que “a determinação da Autoridade de Saúde do Alentejo Litoral vem reforçar e complementar as ações no terreno, com o objectivo de identificar e travar os elos de contágio”. 

“É fundamental que todas as empresas dos vários setores económicos do concelho de Odemira colaborem, com responsabilidade, e promovam a testagem a todos os seus trabalhadores”, é o apelo da Câmara de Odemira.

Esta semana iniciaram-se, no concelho, “ações de sensibilização nas empresas do setor agrícola, coordenadas entre a ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho e a GNR – Guarda Nacional Republicana”.

Nos próximos dias, a autarquia refere que vão “ser visitadas as várias explorações agrícolas do concelho, numa intervenção de carácter, sobretudo, pedagógico”.