Odemira Empreende atribui 1 milhão de euros em apoios a projetos locais

O Município de Odemira já atribuiu o valor de 1 milhão de euros em apoios financeiros a projetos locais no âmbito do Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego – Odemira Empreende.

Desde 2015 e até ao final do primeiro semestre de 2020, o valor total comparticipado ascendeu o milhão de euros (1.000.492,44€) num total de 161 candidaturas das quais resultaram 124 projetos apoiados, 5 projetos incubados no Ninho de Empresas, 89 novas empresas/empresários em nome individual e 159 postos de trabalho criados. A média etária dos promotores é de 42 anos.

Segundo a autarquia, “o programa Odemira Empreende apoia de forma objetiva os investimentos que sejam relevantes para o desenvolvimento sustentado do território e que contribuam para a criação de novos postos de trabalho, apostando na qualificação profissional, na inovação e nas novas tecnologias”.

A par dos apoios financeiros, o programa Odemira Empreende inclui a Oficina do Empreendedor (que inclui o Gabinete de Apoio ao Empreendedor, Ninho de Empresas e Atendimento Temático), a redução de taxas municipais, apoio à fixação de empresas, incentivos fiscais e a dinamização anual do Prémio Espírito Empreendedor. 

Para assinalar a atribuição do valor acumulado de 1 milhão de euros aos empreendedores locais vai ser atribuído um cheque simbólico à empresária Paula Dias, que está a implementar uma Loja de Artesanato no núcleo antigo de Odemira e que recebeu no apoio financeiro municipal de 10 mil euros.