Odemira entre as 42 autarquias com o selo de mérito do movimento de cuidadores informais

Foto: CM Odemira
Foto: CM Odemira

O Município de Odemira foi distinguido, pelo segundo ano, com o prémio de mérito do movimento “Cuidar dos Cuidadores Informais” graças ao trabalho desenvolvido através do projeto “Cui(Dar)+”.

Na 2ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), projeto do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, foram premiados 42 municípios de todo o país, avaliados por um júri independente, que executam várias medidas e ações de apoio aos cuidadores informais.

Segundo a Câmara de Odemira, o projeto Cui(DAR)+ consiste na “dinamização de uma estrutura de apoio e de acompanhamento aos cuidadores informais, centrado em três níveis de bem estar – Psicológico, Social e Físico – através do Gabinete de Apoio ao Cuidador que presta apoio psicológico, orientação e encaminhamento social e promove o Descanso do Cuidador”.

A mesma fonte sublinha que a RACCI pretende “reconhecer os municípios e as freguesias que desenvolvem as melhores práticas e medidas de apoio que dão resposta às necessidades dos cuidadores informais”.

O questionário elaborado pelo movimento revela que as necessidades identificadas englobam a falta de apoio emocional/psicológico (64,6%), apoios relacionados com Estado (59,1%), apoios financeiros (51,8%) e a necessidade de receber formação específica em algum aspeto do processo de cuidar (41,2%).