Odemira prepara combate a incêndios

Odemira prepara combate a incêndios

A Câmara de Odemira reuniu, no passado dia 9 de Fevereiro, a Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios.

A reunião contou com a presença da autarquia, do Comandante Operacional Distrital da Autoridade Nacional de Protecção Civil (CODIS de Beja), representantes do Instituto de Conservação da Natureza e Floresta (ICNF), Guarda Nacional Republicana, Associação de Benificiários do Mira, empresa Relíquia Florestal, EDP, Infraestruturas de Portugal – Ferroviária, das Juntas de Freguesia de Longueira/Almograve, São Martinho das Amoreiras, São Teotónio, Sabóia, Vale de Santiago, Bombeiros Voluntários de Odemira e de Vila Nova de Milfontes, bem como Técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil/Gabinete Técnico Florestal.

A reunião pretendeu delinear estratégias no âmbito do Combate aos Incêndios no concelho e a obrigatoriedade da limpeza de terrenos até dia 15 de Março.

Ricardo Cardoso, vice- presidente do Município informa que este plano pretende “minimizar os impactos que possam existir com a ocorrência dos incêndios florestais”.

Ter os terrenos fiscalizados até à data prevista vai ser “uma tarefa difícil”, uma vez que no concelho existem “mais de 4 mil hectares de terrenos. Esta acção torna-se ainda mais complicada porque muitos dos proprietários são desconhecidos”, acrescenta Ricardo Cardoso.

Consciente desta dificuldade, a Comissão estabeleceu prioridades de intervenção em termos territoriais.

A comissão vai candidatar-se a uma segunda equipa de Sapadores Florestais e vai continuar a apostar em acções de sensibilização em todas as freguesias até Março, em colaboração com a GNR e Bombeiros.

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

16/07/2025
FACECO mostra “diversidade” de Odemira
16/07/2025
Exposição apresenta vestígios arqueológicos do Convento do Carmo em Moura
Ferreira do Alentejo
16/07/2025
Culturas de melão e melancia a saque em Ferreira do Alentejo
Castro Verde
16/07/2025
“Jardim dos Sentidos” avança em Castro Verde
15/07/2025
Greve de magistrados do MP atinge 100% em vários tribunais
Odemira
15/07/2025
FACECO dedica pavilhão aos produtos locais
15/07/2025
IPBeja apresenta Universidade Europeia HEROES
15/07/2025
Atividades da Academia Ponto Verde na Piscina de Beja