A 12ª edição da BDTECA- Mostra de Banda Desenhada de Odemira decorre até Marco, na Biblioteca Municipal José Saramago.
O Concurso de Banda Desenhada marca o início das actividades desta edição. Os trabalhos devem ser entregues até 16 de Fevereiro. A iniciativa é dirigida a maiores de 16 anos, sendo que cada concorrente pode participar com mais do que um trabalho, desde que enviados separadamente e com pseudónimos diferentes. A identificação e contactos do autor devem constar apenas no interior de envelope fechado, com o pseudónimo no exterior.
O concurso tem como prémios 500 euros para o 1º classificado, 250 euros para o 2º e 125 euros para o 3º lugar. O tema é livre e os trabalhos devem ser apresentados em formato A3, com o máximo de 4 pranchas originais inéditas e em língua portuguesa.
A BDTECA inclui também exposições, workshops, feira do Livro de Banda desenhada (BD), a realização de uma tertúlia e a exposição final com os trabalhos presentes no concurso de BD deste ano.
A iniciativa é promovida pelo Município de Odemira, em parceria com a Sopa dos Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos e tem como objectivo “divulgar este género artístico entre o público juvenil e adulto, estimular a criatividade e afirmar Odemira como um dos principais centros de desenvolvimento da Banda Desenhada na região e no país” explica o município.