Ourique celebra 9º aniversário do Cante como Património da Humanidade

Foto: CM Ourique
Foto: CM Ourique

O Cineteatro Sousa Telles, em Ourique, recebe hoje, pelas 16h00, um espetáculo que junta vários grupos corais do concelho com o objetivo de assinalar os nove anos de elevação do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

O concerto conta com a participação especial do professor Vítor Encarnação que vai abordar o tema do cante alentejano como Património da Humanidade.

A iniciativa é organizada pelo Município de Ourique e pretende “divulgar e promover o cante alentejano, valorizar a identidade cultural e dinamizar o convívio, a partilha e a troca de experiências entre público e cantadores”, pode ler-se nas redes sociais da autarquia.

A Câmara sublinha que “a voz é o princípio e o fim, é o instrumento absoluto do cante alentejano. É uma herança cultural passada de pais para filhos. No coração do Baixo Alentejo, o cante é um sentimento transmitido desde pequeno, em casa, no café, na taberna ou quando se vai para o campo trabalhar de sol a sol. Os cantadores (miúdos e graúdos) do concelho de Ourique são herdeiros desta grande tradição”.