Ourique vai ter maior central solar do país

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu uma declaração de impacto ambiental favorável à construção da maior central solar fotovoltaica do país e uma das maiores da Europa, com uma potência de 300 megawatts (MW). A notícia é avançada pelo semanário Expresso.

O investimento, que carece ainda de várias licenças, está previsto para Ourique.

O promotor estima um investimento na ordem dos 270 milhões de euros.

O calendário, segundo o Semanário Expresso, prevê que no segundo semestre deste ano sejam instaladas as infra-estruturas da central. Em 2019 serão construídos os primeiros 100 MW, em 2020 outros 100 MW e em 2021 os últimos 100 MW.

Uma vez que a rede de transporte de energia não está preparada para receber em Ourique uma central 300 MW, o investimento terá de ser articulado com a REN — Redes Energéticas Nacionais e aprovado pelo Governo.

O presidente da Câmara de Ourique olha com “satisfação” para esta intensão de investimento. Marcelo Guerreiro acredita que o concelho é capaz de atrair novos projectos que conciliem o mundo rural e a produção de energias limpas.

No entender do autarca, o concelho tem todas as condições para a fixação de investimentos na área da energia fotovoltaica.