Ovibeja: Concurso de Azeite volta a ser classificado como o melhor do mundo

Ovibeja: Concurso de Azeite volta a ser classificado como o melhor do mundo

A excelência do 11º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja subiu de novo ao pódio como o melhor do mundo no ranking “World’s Best Olive Oils”.

A ACOS revela, em comunicado, que “o Concurso da Ovibeja, o único em Portugal com abrangência internacional, mantém-se no grupo 1 dos melhores do mundo com a pontuação máxima”.

A mesma fonte acrescenta que o concurso “cumpre os requisitos do Ranking (20 pontos) a que se junta pontuação adicional por cumprir exigências suplementares relacionadas com o rigor e objetividade usados na autenticação das amostras concorrentes”.

Acrescenta que “os azeites concorrentes ao concurso da Ovibeja são, ainda, submetidos a uma análise química e a uma análise organolética feita por um painel de prova reconhecido pelo Conselho Oleícola Internacional (COI)”.  

Criado em 2012 pelo conceituado provador alemão, Heiko Schmidt, com base nos resultados dos principais concursos de azeite virgem extra do mundo, e tendo como referência o concurso Mario Solinas, da responsabilidade do COI, o ranking “World’s Best Olive Oils” veio contribuir para a alteração do método de pontuação dos concursos realizados, introduzindo critérios de máximo rigor e autenticidade.  

É com o máximo rigor que mais de três dezenas de provadores oriundos de vários países integram o Júri do Concurso da Ovibeja, cujo presidente é José Gouveia, especialista nacional em azeites.

A receção de amostras nacionais e de outros países ao 11º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja decorre até ao próximo dia 25 de março.  

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

11/03/2026
PSP de Beja apreende telemóvel, televisão e carteira furtada 
11/03/2026
Alentejo abre portas a nova oportunidade para enfermeiros: candidaturas a mestrado com seis instituições do país
MeteoAlentejo
11/03/2026
MeteoAlentejo reforça cobertura no concelho de Mértola
11/03/2026
Vinhos de Pias brilham na Alemanha: produtor do concelho de Serpa conquista dois ouros internacionais
Barragens
11/03/2026
Barragens no Alentejo acima dos 90%
10/03/2026
GNR deteve mulher suspeita de tráfico de droga em Milfontes
10/03/2026
Semana agitada no distrito de Beja: sete detenções, mais de 300 infrações e um morto nas estradas
Alentejo 2030
10/03/2026
“Alentejo 2030” com 9M€ para gestão da água