Ovibeja em formato digital “vai recriar o ambiente da feira de sempre”

Em contagem decrescente para a 37ª Ovibeja, no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja está quase tudo a postos para “mostrar todo o Alentejo deste mundo”, em formato digital. Tudo durante dois dias, 22 e 23 de abril, uma quinta e sexta-feira.

“Percebemos que podemos recorrer às potencialidades das novas tecnologias para fazermos uma Ovibeja com características muito semelhantes à nossa feira de sempre. Não podíamos deixar passar mais um ano sem fazer a Ovibeja. Porque a nossa feira sempre soube inovar, superando os obstáculos”. As afirmações são de Rui Garrido, Presidente da ACOS e da Comissão Organizadora da feira.

A iniciativa vai ter uma versão em formato digital, com pavilhões que podem ser visitados por todos, ao ritmo de cada um, com produtos em exposição e para venda e com espaços onde se realizam espetáculos e conferências, diz.

RD2- Rui Garrido

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai presidir, no dia 22 de Abril, pelas 10 horas, à sessão de abertura da 37ª Ovibeja, que este ano se realiza em versão digital. A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, presidirá ao encerramento no dia 23.

Para os dois dias da feira, a ACOS preparou um conjunto de iniciativas, que têm início no dia 22 de Abril, a partir das 10h00, com uma reflexão em torno do tema “Sustentabilidade dos Sistemas Agro-Silvo-Pastoris” culminando com a apresentação do Centro de Competências sobre Pastoreio Extensivo. No mesmo dia, mas agendado para as 15h00, vai realizar-se uma mesa redonda sobre a “Sustentabilidade do Sector Vitivinícola do Alentejo“. A partir das 17h30, vai realizar-se o colóquio sobre “Olivicultura e Azeite.  

Ainda nesse dia está previsto um concerto com a participação de vários artistas: Buba e Eduardo Espinho, Luís Trigacheiro, João Maria Baião e Miguel Costa, Ana Sofia Varela, Jorge Benvinda e Jorge Serafim.

No dia 23 pelas 10h00, vai decorrer um webinar sobre “Investimentos no sector agrícola no âmbito da nova PAC” contando com participação da Gestora do PDR2020 e um representante da Comissão Europeia. Às 14h30 inicia-se novo debate sobre “A Utilização e Gestão de Perímetros de Rega Públicos – Experiências Europeias” que conta com oradores de três países: Portugal, Itália e Espanha. O último webinar tem hora marcada para as 16h30 e vai abordar a “Gestão do Regadio no perímetro do EFMA. Esta reflexão vai contar com a participação de representantes de várias entidades públicas e privadas ligadas ao regadio e será encerrado pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.