Pandemia provocou quebra de 46% de consultas nos centros de saúde

Pandemia provocou quebra de 46% de consultas nos centros de saúde

Uma redução de 46% nas consultas médicas presenciais nos centros de saúde, de 40% nas urgências hospitalares e de 25% nas cirurgias é o resultado do primeiro ano de pandemia nos cuidados de saúde, segundo o estudo “O impacto da pandemia Covid-19 na prestação dos cuidados de saúde em Portugal”, divulgado, esta quarta-feira.

O estudo foi promovido pelo Movimento Saúde em Dia – constituído pela Ordem dos Médicos (OM), pela Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) e pela Roche – foi realizado com dados do Portal da Transparência do Serviço Nacional de Saúde (SNS), recolhidos entre 25 de junho e 05 de julho de 2021.

De forma a analisar o impacto da pandemia Covid-19 na prestação de cuidados de saúde, em Portugal, compararam-se os dados disponíveis do primeiro ano de pandemia (março 2020 a fevereiro de 2021) com o período imediatamente anterior (março 2019 a fevereiro 2020).

Nos cuidados de saúde primários, foram realizadas aproximadamente, menos 9 milhões de consultas médicas presenciais (46%) e menos 83 mil e 630 consultas ao domicílio (43%), enquanto as consultas não presenciais cresceram 130%, mais cerca de 11 milhões e 900 mil, no primeiro ano de pandemia comparado com o período homólogo anterior.

O aumento dos contactos médicos à distância poderá estar relacionado com o trabalho dos centros de saúde no acompanhamento dos casos de Covid-19 com doentes que ficam no seu domicílio, sem doença grave.

No total, houve menos 13,4 milhões de contactos médicos e de enfermagem presenciais nos centros de saúde, revela o estudo do Movimento Saúde em Dia, constituído pela Ordem dos Médicos (OM), pela Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) e pela Roche.

Para o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, estes dados mostram uma situação “muito complicada”, resultado da estratégia que “o Ministério da Saúde resolveu seguir”.

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

17/07/2025
Homem de 78 anos morre em despiste de trator agrícola em Moura
Opinião
17/07/2025
Os Bufos já não escrevem cartas, filmam ou tiram fotos para as redes sociais
Opinião
17/07/2025
A denúncia não é bufaria
Castro Verde
17/07/2025
Câmara de Castro oferece viagens a quem compra no comércio local
17/07/2025
FACECO promete muita animação
Baleizão
17/07/2025
Baleizão renova bandeira verde Eco-Freguesias
17/07/2025
Música tradicional no Jardim Público de Beja
17/07/2025
Preço médio da habitação subiu no Baixo Alentejo