Pão Alentejano quer certificação

Pão Alentejano quer certificação

No próximo ano, o Pão Alentejano pode vir a ser certificado com Indicação Geográfica Protegida. O projecto “Qualificação do Pão Alentejano” é desenvolvido pela Associação Terras Dentro (Associação para o Desenvolvimento Integrado) e pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

O trabalho é o resultado de uma candidatura aprovada, em 2015, ao SIAC- Sistema de apoio a Ações Colectivas, no âmbito do programa “Alentejo 2020” que já permitiu “conceder um conjunto de instrumentos que poderão ser um mote para um possível registo de protecção do pão alentejano”, revela Francisca Valério, da Terras Dentro.

No decorrer deste processo já foram realizados workshops com os padeiros e padeiras do Alentejo, foi analisado o caderno descritivo do processo de confecção e foi também criado um painel de provadores [em parceria com a Escola Superior Agrária do IPBeja].

A próxima iniciativa, desenvolvida no âmbito da “Qualificação do Pão Alentejano” acontece durante o dia de hoje no auditório do Politécnico de Beja.

O seminário denominado “Da Qualificação à Certificação do Pão Alentejano” vai fazer o balanço das actividades desenvolvidas desde Janeiro de 2016 e apontar novos caminhos e estratégias para o futuro da certificação deste produto.

Francisca Valério explica que este projecto pretende “valorizar e proteger um produto com forte impacto económico na região”.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Mértola
20/06/2025
Calema nas Festas de Mértola
Mulheres
20/06/2025
Mulheres juntas pela paz e igualdade
20/06/2025
Começam hoje as comemorações do feriado municipal de Moura
Ourique
20/06/2025
Marchas Populares Celebram a História e a Cultura em Ourique
20/06/2025
NADA com tudo para brilhar em Beja
Imigração
19/06/2025
Novos desafios para um concelho mais coeso
19/06/2025
Câmara de Serpa abre candidaturas para serviço de teleassistência
Odemira
19/06/2025
Bolsa PADA com candidaturas para artistas de Odemira