Paulo Monteiro participa no Salão de BD de Sevilha

Paulo Monteiro participa no Salão de BD de Sevilha

Joana Mosi, Filipe Andrade e Paulo Monteiro são três dos autores portugueses que vão estar, este mês, no Hispacómic – Salão de Banda Desenhada de Sevilha, em Espanha, numa edição que distingue o argumentista e investigador Pedro Moura.

Hispacómic é uma iniciativa dedicada à banda desenhada ibérica, cuja segunda edição decorrerá de 14 a 16 de março, com a programação anunciada a incluir a participação de cerca de 60 autores, críticos, especialistas e programadores dos dois países.

“A nível linguístico, a Península Ibérica oferece um panorama amplo e rico, com mais de meia dúzia de línguas que têm cada vez mais peso no setor editorial da banda desenhada. Nestes encontros queremos refletir e potenciar a diversidade cultural da península, das suas línguas, refletindo e promovendo um mercado crescente”, lê-se na página oficial do Hispacómic.

Este ano, o Hispacómic vai atribuir prémios de criação e divulgação de banda desenhada, para “reconhecer e fomentar o impacto positivo que este meio tem na cultura e na educação”, sendo o prémio da crítica atribuído ao professor e investigador Pedro Moura.

“Através do seu trabalho de crítica, ensaio e divulgação, Pedro Moura enriqueceu o discurso sobre a banda desenhada, proporcionando uma perspetiva profunda e rigorosa, que tem sido fundamental para a consolidação da banda desenhada como área de estudo em Portugal”, sustenta a organização.

Pedro Vieira de Moura é professor universitário, investigador, curador e crítico literário, que escreve sobre banda desenhada e livro ilustrado há mais de duas décadas.

Foi um dos fundadores da galeria-livraria Tinta nos Nervos, em Lisboa, e é argumentista, tendo coassinado, por exemplo, os álbuns “Os regressos”, com Marta Teives, “Como flutuam as pedras”, com João Sequeira, e a adaptação para BD de obras da literatura portuguesa, como “A mensagem”, de Fernando Pessoa, desenhada por Susa Monteiro.

Além de Pedro Moura, entre os convidados do Hispacómic estão Joana Mosi, autora de “Mangusto” e “A Educação Física”, entre outras obras, Filipe Andrade, que desenhou “Rare Flavours” e “As muitas mortes de Laila Starr” com argumento de Ram V, e Paulo Monteiro, autor e diretor da Bedeteca e do festival de BD de Beja.

A eles juntam-se, entre outros, a autora Bea Lema, que venceu em 2024 o Prémio Nacional de Banda Desenhada de Espanha com “El cuerpo de Cristo”, David Rubin, autor de “Black Hammer” e “Beowulf”, e o investigador Álvaro Pons.

Rádio Pax/ Lusa

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

Futurama
16/04/2025
Grupo de Cante Futurama inicia ensaios
Cinema
15/04/2025
Beja acolhe 18ª Festa do Cinema Italiano
12/04/2025
Beja recebe encontro de Coros
Quinta do Bill
08/04/2025
Quinta do Bill em Beja a 24 de abril
06/04/2025
Beja comemora 25 de abril com concertos, teatro e desporto
serpa
05/04/2025
Serpa abre inscrições para 1º Encontro de Pré-História do Alentejo
04/04/2025
Centro UNESCO de Beja acolhe Recital de Poesia e Harpa
Teatro
03/04/2025
“Bela Companhia de Teatro” repõe espetáculo que celebra 25 de abril