A Direção da Organização Regional de Beja (DORBE) do PCP considera que o “resultado da CDU no Distrito de Beja nas eleições legislativas de 10 de Março, com uma redução do número de votos, uma redução de percentagem relativamente às eleições legislativas de 2022, e a não eleição de um deputado da CDU pelo distrito de Beja, é um desenvolvimento negativo que, em linha com os resultados nacionais da CDU, coloca maiores exigências à intervenção do PCP e à luta em defesa dos interesses dos trabalhadores e das populações”.
A DORBE, em nota de imprensa, considera que o resultado no distrito, ainda assim, demonstra “uma manutenção no essencial da influência eleitoral da CDU comparada com as últimas eleições (…)”.
Para os comunistas, o resultado no distrito resulta “de um esforço coletivo, construído a pulso no desenvolvimento de uma intensa campanha de contacto com os trabalhadores e as populações” num contexto em que a CDU foi vítima de “ataques, bloqueios e preconceitos propagados pelo espaço político-mediático determinado pelos interesses do grande capital”.
O PCP assegura que “continuará a bater-se e a lutar pela concretização das 12 medidas prioritárias” do compromisso eleitoral.