PCP exige conclusão do IP8

O Grupo Parlamentar do PCP apresentou, na Assembleia da República, um projecto de resolução onde defende a conclusão do IP 8 nos distritos de Setúbal e Beja.

O projecto recomenda ao Governo que “adopte as medidas adequadas para uma solução imediata para os graves problemas no IP8, garantindo a segurança na circulação e o arranque imediato das obras de construção, aproveitando e rentabilizando o investimento já realizado”.

Por outro lado, defende a calendarização e a conclusão do IP8 na sua totalidade entre Sines e Vila Verde de Ficalho, “conforme definido no Plano Rodoviário Nacional, em perfil de auto-estrada e sem portagens”.

O projecto recomenda ainda a “abertura imediata, no IP 8, do troço já concretizado entre o nó de Grândola Sul e Santa Margarida do Sado” e a “extinção do actual contracto de Parceria Público Privada do IP8 / ‘Concessão Baixo Alentejo’ com vista à gestão pública da rede viária, recorrendo aos mecanismos legais e contratuais que garantam da melhor forma a salvaguarda do interesse público”.