PCP questiona Governo sobre controlo de javalis

O Grupo Parlamentar do PCP questionou o Governo sobre as medidas de controlo dos javalis no âmbito da prevenção da peste suína africana.

Apesar de Portugal e Espanha não viverem situações de preocupação como as que atingem já outros países europeus, nomeadamente a Bélgica, a verdade, segundo o PCP, “é que se torna absolutamente necessário considerar medidas adequadas para evitar que o problema surja, em especial nas regiões fronteiriças como o Alentejo”.

O PCP aponta como “maior preocupação” a população de javalis e a possibilidade de esta poder constituir um foco de propagação da doença e de contágio aos animais domésticos.

Nesse sentido, quer saber como avalia o Governo a evolução da peste suína africana na Europa, que medidas tomou no sentido da prevenção da propagação da doença em Portugal e que medidas vai ainda tomar.

João Dias, deputado do PCP eleito por Beja, considera importante controlar a população de javalis, que está a crescer. A falta de alimento leva os javalis a procurarem explorações agrícolas, aumentando assim os riscos de contágio da peste suína.