PCP questiona governo sobre modernização da ferrovia

Os deputados comunistas João Dias e Bruno Dias questionaram o Ministério das Infraestruturas sobre a modernização da Linha Ferroviária do Alentejo.

Os parlamentares pretendem saber se o governo está disponível para eletrificar a Linha do Alentejo, em concreto no troço ferroviário entre Beja Ourique / Funcheira, “dadas as condições potenciadas pela reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.

Por outro lado, pretendem apurar se o governo está “empenhado” em lançar no próximo ano o concurso para a beneficiação do troço ferroviário Casa Branca – Beja.

João Dias, deputado do PCP eleito por Beja, lamenta que a Linha Ferroviária do Alentejo esteja “completamente esquecida pelos investimentos fundamentais”.

O parlamentar alerta que a “bazuca” vai ter mais cerca de 4 mil milhões de euros, montante suficiente para construir 50 hospitais como o de Beja.

João Dias quer que este reforço do PRR seja aplicado na eletrificação de toda a linha do Alentejo até à Funcheira.

Os deputados aguardam agora por uma resposta do governo.

O PCP realiza, realiza hoje, pelas 8h00, uma ação de contacto com trabalhadores e utentes da CP, na Estação de Beja, com o objetivo de divulgar as propostas do Partido Comunista.

A ação é acompanhada pelo deputado João Dias.