“Pelas Aldeias de Beja” arranca na freguesia de Beringel

“Pelas Aldeias de Beja” arranca na freguesia de Beringel

Arranca, amanhã, pelas 10:00 horas, o projecto “Pelas Aldeias de Beja”, promovido pela autarquia bejense. O pontapé de saída é dado na vila de Beringel.

O objetivo da iniciativa é dar a conhecer melhor uma aldeia ou vila do concelho por mês, através de visitas de carácter cultural e patrimonial, aos locais de maior importância de cada localidade.

Assim, ao longo de quinze meses, é lançado o repto para “os habitantes de Beja e visitantes do concelho descobrirem as nossas aldeias, através de propostas de deambulação pelo edificado e lugares de memória”, revela o município.

Com a duração de 2h30, as visitas serão acompanhadas por um ou mais guias versados na história local.

Nas visitas serão privilegiados “os marcos arquitectónicos, a traça do casario e os estabelecimentos tradicionais, ainda em uso ou já abandonados, mas também, as histórias que povoam, ainda, a memória dos habitantes, recuperando a tradição oral e o património mais imaterial que estes lugares evocam”.

Após a visita, os participantes serão convidados a almoçar num estabelecimento local permitindo, desta forma, que descubram alguns segredos gastronómicos para lá da cidade de Beja.

Face à pandemia da Covid-19, nesta fase, as visitas ainda, estão limitadas a 20 pessoas e com deslocação, em transporte próprio.

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
7
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

09/03/2026
Histórico: Beja leva o Cante à Eurovisão com os Bandidos do Cante
09/03/2026
Beja: Museu Jorge Vieira na rota nacional da arte contemporânea com financiamento milionário
Aljustrel
07/03/2026
“Rotas do Cante” percorrem concelho de Aljustrel ao sábado
Alentejo
05/03/2026
Alentejo investe 300 mil euros para combater exclusão através da cultura
Vidigueira
01/03/2026
“Versos Entrelaçados” alargam prazo de entrega de trabalhos
Castro Verde
27/02/2026
“As 3 Promessas” sobem ao palco em Castro Verde com 23 atores dos 12 aos 79 anos
Entrudanças
13/02/2026
Entradas: Danças e música reencontram-se em mais um Entrudanças  
Cinema
10/02/2026
Setor da exibição de cinema começou o ano com menos 112 salas em relação a 2025