Plataforma alarga pedidos de audiência

A Comissão Dinamizadora da Plataforma Cidadã “SIM! O Aeroporto de Beja é parte da solução” decidiu alargar o pedido de audiências a representantes das principais instituições do Alentejo e Algarve.

Desta forma pretende sensibilizar “para a importância da sua intervenção no sentido de se conseguir incluir ainda para financiamento no PNI 2030 e/ou PRR do troço ferroviário Beja-Ourique/Funcheira sem o qual a Linha do Alentejo não passará de um ramal para Beja, não cumprindo os seus principais e estratégicos objetivos os quais são de inquestionável interesse nacional”.

A Plataforma anuncia pedidos de audiência a autarcas, comunidades intermunicipais e Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

A Comissão Dinamizadora da Plataforma pediu aos deputados eleitos pelos círculos do Alentejo para que coloquem ao Governo um conjunto de questões que “permitam perceber melhor as razões pelas quais não há recursos financeiros para garantir o financiamento do troço ferroviário Beja-Ourique/Funcheira, sobretudo tendo presente o reconhecimento da importância do mesmo no Plano Ferroviário Nacional”.

A Plataforma quer saber qual o montante de Fundos Estruturais (FEDER, CEF, INTERREG), disponibilizado a Portugal no Quadro 2030, para as várias regiões.