Portugueses adoptam comportamentos ambientais no Natal

Segundo a Sociedade Ponto Verde (SPV) os portugueses têm, nesta altura de Natal, um conjunto de preocupações ambientais, relacionadas com a época.

Utilizar pinheiros artificiais (75%), separar os resíduos dos embrulhos (73%) e não utilizar utensílios descartáveis (71%) são os principais comportamentos ambientais assumidos pelos portugueses durante a época natalícia, revela um estudo promovido pela Sociedade Ponto Verde (SPV), que procurou perceber atitudes e preocupações dos consumidores nacionais quanto às práticas sustentáveis nesta época.

Quando questionados sobre quais os comportamentos ou preocupações que têm nesta época, recusar sacos nas lojas, usar papel reciclado para embrulho e ter preocupação em comprar produtos amigos do ambiente, são aqueles que revelam menos expressão durante esta quadra, com respostas entre os 21% e os 39%.

 Os dados mostram que 9 em cada 10 portugueses fazem reciclagem de embalagens, mas sabendo que a época festiva está associada a um aumento do consumo, que se reflete numa maior produção de resíduos, são necessárias preocupações ambientais diferentes no Natal do que no resto do ano.

 Ao longo dos últimos anos a Sociedade Ponto Verde tem desenvolvido campanhas específicas no Natal, procurando sensibilizar os portugueses para a importância de, também, nas épocas festivas existir uma atenção com a proteção do ambiente.

Este ano, com o mote “O melhor presente do mundo é um mundo melhor”, a SPV voltou a lançar a sua campanha para a época festiva, evocando em cada um de nós a vontade de partilhar e oferecer um mundo melhor.

 A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens, promovendo a Economia Circular, através da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE).