Das 372 praias distinguidas com Bandeira Azul, este ano, 31 são no Alentejo, entre elas a Praia dos 5 Reis, em Beja. O anúncio foi feito, ontem, pela coordenação nacional do Programa Bandeira Azul.
De acordo com a coordenação nacional do Programa Bandeira Azul, Beja entra, pela primeira vez na lista.
No distrito de Beja foram, ainda, contempladas com a distinção a Praia da Albufeira da Tapada Grande, situada na Mina de São Domingos, em Mértola e, à semelhança de anos anteriores, será no litoral alentejano, no concelho de Odemira que mais bandeiras azuis vão ser hasteadas, num total de doze.
As praias que vão ser galardoadas, neste concelho, são: Almograve Norte, Almograve Sul, Alteirinhos, Carvalhal, Farol, Franquia, Furnas Mar, Furnas Rio, Malhão Norte, Malhão Sul, Santa Clara e Zambujeira do Mar.
Este ano, em Portugal, foram contempladas mais 12 praias do que em 2020, distribuídas por 98 municípios, cinco dos quais entram, pela primeira vez na lista, que integra 330 praias costeiras, mais oito do que em 2020, e 42 fluviais, mais quatro do que no ano passado.
O primeiro hastear da Bandeira Azul, em praia fluvial, realizar-se-á, a 15 de junho, na Albufeira de Santa Clara, em Odemira.
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.