No Alentejo, os preços dos ovinos e caprinos voltaram a descer entre 13 e 19 de outubro, segundo dados do Sistema de Informação de Mercados Agrícolas do Ministério da Agricultura.
As cotações médias nacionais dos borregos de 22 a 28 quilos caíram 26 cêntimos por quilo, enquanto os animais com mais de 28 quilos registaram uma descida de 16 cêntimos. No Alentejo, a quebra foi generalizada nas zonas de Beja, Évora, Elvas e Estremoz, com reduções que chegaram aos 62 cêntimos por quilo.
A procura para exportação, sobretudo para Israel, continua fraca e a condicionar o mercado regional. Também no setor caprino se registaram descidas, com os cabritos com mais de 10 quilos a desvalorizarem até 40 cêntimos por quilo.
Entre janeiro e agosto deste ano, as exportações de ovinos aumentaram quase 25%, enquanto as de caprinos recuaram mais de 22%, segundo o Instituto Nacional de Estatística.
Apesar da quebra recente, os preços da carne de ovino e caprino ao consumidor continuam a subir, com um aumento de 1,2% em setembro e uma variação homóloga de 16,4%.