Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, está, hoje, em Ourique para a inauguração da exposição “Joshua Benoliel:Repórter Parlamentar (1906-1924)”.
Trata-se, segundo a autarquia de Ourique, de uma exposição itinerante da Assembleia da República que estará patente até dia 31 de janeiro.
A inauguração realiza-se às 10:00 horas desta quinta-feira.
A exposição inspirada no trabalho do repórter parlamentar tem entrada gratuita e pode ser visitada durante o normal período de funcionamento do Biblioteca Municipal, tal como refere Marcelo Guerreiro, presidente do município de Ourique.
Joshua Benoliel nasceu em Lisboa a 13 de janeiro de 1873 e morreu a 3 de fevereiro de 1932, também, em Lisboa. Fotógrafo e jornalista do início do século XX, retratou a realidade nacional nas duas primeiras décadas deste século, sendo, praticamente, o criador em Portugal da reportagem fotojornalística.
Fez a cobertura jornalística de grandes acontecimentos da época como por exemplo: a Revolução de 1910, as revoltas monárquicas durante a 1ª República e a Primeira Guerra Mundial, além de acompanhar os reis D. Carlos e D. Manuel nas suas viagens.
Com uma obra imensa, que se estima em mais de 60.000 clichés, Benoliel profissionaliza a reportagem fotográfica portuguesa.
Trabalhou para o jornal “O Século” e para as revistas “Ilustração Portuguesa”, “Ocidente” e “Panorama”.
Publicou o “Arquivo Gráfico da Vida Portuguesa”, obra em fascículos ilustrada com fotografias de 1903 a 1918. Esta coleção foi adquirida por Joaquim Leitão, Secretário Geral da Assembleia Nacional, ao filho de Benoliel, Judah Benoliel, no ano de 1946, para enriquecimento do espólio do Museu Histórico-Bibliográfico, que integrou nesta data. Permaneceu no Museu da Assembleia da República até ao ano de 2002 data em que foi incorporada no AHP para efeitos de descrição e acondicionamento.