Projecto Valagua apresenta- se no Algarve

O Valagua- Projecto de Valorização Ambiental e Gestão Integrada da Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço, levada a cabo pela ADPM- Associação de Defesa do Património de Mértola apresenta esta quarta- feira, em Alcoutim, distrito de Faro uma demonstração da metodologia de amostragem e análise das águas costeiras e de transição.

Esta iniciativa é destinada a autarcas e técnicos da administração local, bem como a outras entidades com responsabilidades na gestão da água no espaço transfronteiriço do Baixo Guadiana.

María Bastidas, coordenadora do projecto Valagua explica que esta acção pretende “promover o aumento do conhecimento sobre a importância do recurso água”, assim como “dar a conhecer as medidas de avaliação e monitorização da qualidade da água levadas a cabo em Portugal e Espanha (…)”.

A coordenadora refere ainda que o projecto está a “decorrer com sucesso”, no espaço de um ano já será possível “apresentar alguns resultados alcançados”.

A iniciativa inclui uma campanha de amostragem organizada pela Agência Portuguesa do Ambiente; e uma sessão informativa, que conta com a presença de entidades públicas dos dois países, com competências neste domínio, e especialistas das universidades de Huelva e Algarve que desenvolvem a sua actividade no âmbito destas temáticas.