Projecto VALAGUA apresentado hoje

A Casa do Sal em Castro Marim, recebe hoje a sessão pública de apresentação do VALAGUA – Projecto de Valorização Ambiental e Gestão Integrada da Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço.

Esta iniciativa transfronteiriça une diversas entidades de Espanha e Portugal. A ADPM- Associação de Defesa do Património de Mértola é a entidade beneficiária principal.
María Bastidas, coordenadora do projecto, salienta que o principal objectivo do Projecto VALAGUA é “uniformizar e partilhar conhecimentos com o intuito de fazer uma melhor gestão da água na Bacia do Guadiana”.

“As metodologias de trabalho a desenvolver no âmbito do projecto visam essencialmente contribuir para a protecção e a gestão sustentável dos espaços naturais do Baixo Guadiana e, em particular, dos sistemas ribeirinhos característicos deste território, incidindo, sobretudo, no desenvolvimento e na partilha de instrumentos de gestão integrada da água e da biodiversidade, na valorização ecoturística dos recursos naturais e no envolvimento dos actores sociais, políticos e técnicos com intervenção na temática”, revela a ADPM.

A apresentação do Projecto VALAGUA conta com a presença de especialistas e representantes de entidades públicas e privadas, portuguesas e espanholas.
María Bastidas acrescenta ainda que durante os três anos em que o projecto vai decorrer “vão ser desenvolvidas várias iniciativas”.