Projeto “AgroSatAdapt” pretende maximizar produtividade agrícola

O Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora (MED) está a desenvolver um projeto que pretende implementar uma abordagem inovadora que potencialize a produtividade agrícola e promova a sustentabilidade ambiental no setor, através de um software que ajude na gestão territorial.

O “AgroSatAdapt” possui três áreas-piloto, “com perfis diferenciados de gestão, nomeadamente o Município de Reguengos de Monsaraz, áreas próprias e fornecedores de uma herdade e áreas enquadradas no perímetro de rega de Alqueva gerido pela EDIA”, sublinha a Empresa que gere a Albufeira de Alqueva, entidade parceira deste projeto.

A EDIA salienta que “o setor agrícola é uma parte relevante da economia portuguesa, mas a crescente pressão sobre os recursos naturais e as mudanças climáticas podem levar a uma degradação dos solos e à perda de biodiversidade, assim como reduzir a produtividade agrícola”.

José Pedro Salema, presidente da EDIA, considera que este projeto é importante para promover a sustentabilidade ambiental na produção agrícola.