Projeto de voluntariado em Cuidados Paliativos arranca em Beja em outubro

A Equipa de Apoio Psicossocial da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), em parceria com o Grupo de Apoio de Beja da Liga Portuguesa Contra o Cancro, vai desenvolver um projeto de voluntariado comunitário em Cuidados Paliativos com início previsto para outubro deste ano.

De acordo com a ULSBA, a ideia surgiu “na perspetiva de que o voluntariado constitui um importante contributo no aumento da qualidade de vida das pessoas com doença avançada e dos seus familiares”, acrescentando, que “a atividade do voluntariado será centrada nas necessidades e no conforto do doente e da sua família”.

Isso mesmo explica Catarina Gaspar, psicóloga da Equipa de Apoio Psicossocial da ULSBA, adiantando que o objetivo passa por “haver um reforço de pessoas da comunidade” enquanto voluntárias.

A psicóloga revela que o “Grupo de Apoio de Beja tem voluntários em Hospital de Dia” e o objetivo é que se continue a acompanhar os doentes, não só em meio hospitalar como, também, no domicílio.

Numa fase inicial, o projeto será implementado na cidade de Beja e, posteriormente, alargado a outras localidades dos concelhos na área de atuação da Equipa de Apoio Psicossocial da ULSBA, refere Catarina Gaspar.  

A Equipa de Apoio Psicossocial da ULSBA, em funções desde o dia 3 de dezembro de 2018, é constituída por duas psicólogas e uma assistente social, trabalhando em conjunto com a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos Beja + (ECSCP) para melhorar a qualidade de vida das pessoas com doenças avançadas e das suas famílias.