Projeto no Fórum Romano de Beja pode perder financiamento diz a CDU

A CDU de Beja vem a público manifestar o facto de o projeto de valorização dos vestígios arqueológicos na área do Fórum Romano de Beja poder vir a perder financiamento.

Os vereadores comunistas na Câmara de Beja têm questionado os autarcas sobre esta matéria.

Segundo a CDU, “o Executivo Municipal não tem prestado qualquer esclarecimento relevante, limitando-se a pedir algum recato nas intervenções por considerar que estará em causa um obstáculo difícil de ultrapassar”.

Os comunistas realçam que “a importância histórica e o potencial de atratividade das ruínas do fórum romano de Beja são indiscutíveis”, assim como “a competência científica da condução dos trabalhos arqueológicos levados a cabo nestes últimos anos, com resultados que colocam Beja no epicentro das mais importantes descobertas arqueológicas dos últimos anos realizados no país e que ofereceram à cidade um conjunto arqueológico único”.

Os vereadores sublinham ainda que o executivo tem demonstrado uma “total incapacidade” neste processo, “colocando em causa a sua segurança e levando a que o município deixe de aproveitar a possibilidade de financiamento de mais de um milhão de euros”.

As explicações são de Vítor Picado, vereador da CDU na Câmara Municipal de Beja.

O mesmo responsável revela que a CDU está disponível para participar numa solução que permite resolver este problema.

A Rádio Pax tentou contactar, sem sucesso, o presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio.