Projeto RAIA conclui ciclo de seis encontros

Projeto RAIA conclui ciclo de seis encontros

O projeto RAIA – Rede de Apoio à Inovação Rural Andaluzia – Alentejo – Algarve terminou um ciclo de seis encontros.

O projeto RAIA visa apoiar o tecido agrícola transfronteiriço entre Moura e Vila Real de Santo António, em Portugal e entre Cortegana e Cartaya, em Espanha para trabalhar em rede e de forma complementar.

Em Portugal, os encontros realizaram-se em Castro Marim, Mértola e Serpa e, em Espanha, em Cartaya, Cortegana e Santa Bárbara de Casas.

“Água e Erosão”, “Pastoreio e Desertificação” e “Biológico em Rede” foram alguns dos temas em análise.

De acordo com a ADPM, uma das entidades parceiras, registou-se a presença de 171 participantes, entre agricultores, empresas, cooperativas, associações e administrações públicas dos dois lados da fronteira.

“Esta união de esforços visa transformar esta região, entre Portugal e Espanha, num território, ainda, mais atrativo: trabalhando conjuntamente em novas oportunidades de negócio e com uma capacidade reforçada para enfrentar novos desafios e oportunidades que surjam no futuro”, frisa a Associação.

Entre as conclusões apresentadas, destaque para a necessidade de discriminação positiva das zonas rurais em termos de impostos, que se traduza numa redução da carga fiscal; a importância da regeneração dos solos, bem como, da adaptação do montado às alterações climáticas, nomeadamente por via da melhoria do armazenamento da água para o gado, ensombramento e abrigos para o mesmo.

“Utilização de novas tecnologias na Agricultura”, a “importância da autonomia alimentar e “eficiência no uso da água, da rega e da produção” foram outras das conclusões que saíram dos encontros, tal como revela, Fernanda Silva, técnica da ADPM.

O projeto RAIA – Rede de Apoio à Inovação Rural Andaluzia – Alentejo – Algarve, coordenado pela Junta da Andaluzia e com outros nove parceiros do território, decorre até ao final de 2025 e é cofinanciado pela União Europeia, Programa POCTEP.

PUB

PUB

PUB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Farmácia de serviço hoje na cidade de Beja

Publicidade

Mais Lidas

1
Ourique
Incêndio fatal em Ourique: homem perde a vida aos 62 Anos
2
Ressonância
Hospital de Beja: A espera terminou, Ressonância Magnética chegou
3
Bombeiros
Polémica nos Bombeiros de Beja: Lista rejeitada responde a comunicado da direção 
Devemos acarinhar os eleitores do Chega? Não! Não podemos
5
roubos em Beja
Semana com ameaças, agressões e roubos em Beja
6
Odemira
Alunas de Odemira brilham em competição de ciência em Itália
7
25 de Abril
50 anos de Abril: Catarina Eufémia, um símbolo da luta antifascista
8
agricultores
Agricultores que cortaram estrada em Serpa identificados pelas autoridades

Recomendado para si

24/05/2025
INE com “boas perspetivas para a campanha dos cereais para grão de outono/inverno”
22/05/2025
Azeite do Alentejo no centro das atenções com arranque de congresso nacional
06/05/2025
Ourique em contagem decrescente para a Feira de Garvão
05/05/2025
Ovibeja recebeu mais de 20 mil visitantes por dia
02/05/2025
Ovibeja: Pavilhão da Pecuária junta quase 400 animais
30/04/2025
“Nunca um Orçamento do Estado apoiou tanto a agricultura”, diz Ministro da Agricultura
29/04/2025
Água e apoios ao investimento na lista de preocupações dos agricultores na Ovibeja
CONFAGRI
25/04/2025
CONFAGRI reúne partidos políticos na Ovibeja para debater futuro da agricultura