“Projeto Sustainolive” discute sustentabilidade do setor olivícola

Vários especialistas discutem hoje os resultados e as implicações para a sustentabilidade nos setores olivícola e oleícola.

A sessão é promovida pelo “Projeto Sustainolive” e decorre na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém.

Em nota de imprensa enviada às redações, o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) salienta que este projeto pretende “promover a sustentabilidade do setor olivícola/oleícola através da implementação e promoção de soluções tecnológicas sustentáveis com base em conceitos agroecológicos e na troca efetiva e ativa de conhecimentos entre os principais atores do setor”.

A mesma fonte sublinha que o principal objetivo desta sessão é discutir e divulgar os resultados dos quatro anos deste projeto.

“Medir a Sustentabilidade no Olival: Indicadores, limitações e oportunidades para a sua implementação”, “Funcionalidade, nutrição e pegada de C na proteção dos solos no Olival”, “Luta integrada contra pragas e doenças no olival num contexto de alterações climáticas”, “Produção de Azeite – Sustentabilidade e subprodutos do lagar” e “Ciclo de vida e metabolismo sócio ecológico” são os temas em discussão neste colóquio.

As explicações são de Filipa Velez, técnica de gestão administrativa do CEPAAL.

Os trabalhos arrancam a partir das 10h00.