As propostas vencedoras do Orçamento Participativo (OP) do Município de Odemira de 2019 foram apresentadas na passada segunda-feira numa cerimónia aberta à população.
Foram quatro as propostas vencedoras a implementar a partir de 2020: “Parque dos Alagoachos”, “Odemira, concelho cárdio-seguro”, “A escola que queremos – Requalificação dos espaços escolares do agrupamento de S. Teotónio” e “Painéis Solares para o Lar de Idosos de Relíquias”.
Ricardo Cardoso, Vice-Presidente do Município de Odemira, descreveu, à Rádio Pax, as propostas vencedoras.
O Vice-Presidente assume que “proporcionar às pessoas mais participação” era um dos objectivos do Orçamento Participativo, criado em 2011.
De acordo com o município, mais de 3 mil cidadãos votaram nas 17 propostas de investimentos públicos apresentadas.
O OP está inserido numa estratégia denominada “Odemira Participa”, que tem como objectivo “reforçar a participação activa dos munícipes, possibilitando a apresentação de projectos ou propostas de investimentos que visem a melhoria da vivência colectiva no concelho de Odemira”.
O Orçamento Participativo Municipal tem o valor global de 500 mil euros. Prevê 250 mil euros para projectos promovidos nas freguesias no interior do concelho com população inferior a 1500 habitantes e outros 250 mil euros para projectos promovidos nas freguesias do litoral do concelho com população superior a 1500 habitantes.