A Federação do Baixo Alentejo do Partido Socialista (PS) não poupa criticas ao Governo sobre a eletrificação da ferrovia até Beja.
Os recentes esclarecimentos do Governo em torno do financiamento do projeto de modernização, requalificação e eletrificação da Linha do Alentejo “carregam incertezas”, segundo os socialistas.
A Federação diz que foram os autarcas do PS, por intermédio da CIMBAL, e a própria Federação que denunciaram o “desaparecimento” de 60 milhões de euros do Programa Alentejo 2030, alocados pelo anterior Governo do PS para financiamento da eletrificação do troço Casa Branca – Beja.
No entender da Federação “rosa” do Baixo Alentejo, “o Governo encenou, ao final da semana, uma visita de Estado à cidade de Beja, protagonizada pela senhora ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, com o objetivo claro de apaziguar os ânimos e de manter uma imagem positiva junto das populações”.
Contudo, o Partido Socialista “entende que o financiamento de um projeto desta magnitude não é garantido com palavras vãs ou com meras ações de propaganda política”.
Para o PS, o projeto de eletrificação da Linha do Alentejo “deixou de poder contar com a certeza de financiamento do Programa Alentejo 2030 para depender, agora, de uma futura e incerta inscrição no Programa Operacional Responsável (POR), garantindo a senhora ministra que se tal não for concretizável o Governo estará disponível a financiar esta intervenção através do Orçamento do Estado”.