Qualidade do Laboratório de análises de águas da EMAS foi distinguida

O laboratório da EMAS de Beja viu, recentemente, garantida a continuidade da sua acreditação.

De acordo com a EMAS, este é “mais um processo superado de extrema importância, que posiciona” a empresa “como uma das poucas entidades gestoras em baixa do país com uma valência própria desta natureza acreditada”.

O Laboratório da EMAS de Beja viu concedida pelo organismo de acreditação IPAC- Instituto Português de Acreditação, a transição da sua acreditação para a versão atual do referencial normativo, a norma NP EN ISO/IEC 17025:2018, cumprindo e antecipando os requisitos e prazos obrigatórios da transição, que terminam em junho de 2021.

“A acreditação constitui o reconhecimento por parte do IPAC, que o Laboratório de análises de águas da EMAS, de Beja possui elevados padrões de qualidade, operando com competência, sendo eficiente, no que concerne à garantia de gerar resultados válidos e confiáveis”, frisa a nota.

Para o efeito e, no âmbito deste processo, a EMAS refere que “foi atualizado todo o Sistema de Gestão, tendo como base a nova edição do referencial normativo, cumprindo assim todas as exigências legais”.

Além de sublinhar que este “é um processo de continuidade”, Rui Marreiros, diretor executivo da EMAS de Beja, destaca que o facto de a empresa ter à sua disposição um laboratório próprio, permite fazer um acompanhamento rigoroso, com um nível de controlo de qualidade acima do que é normal”.

Rui Marreiros termina realçando que todo o reconhecimento atribuído à EMAS, não só nesta matéria, como noutras, se deve ao trabalho de toda a equipa.