Rede de Bibliotecas José Saramago e Fundação assinam acordo para o centenário do escritor

A Câmara Municipal de Beja anuncia que, na passada sexta-feira, dia 23, foi assinado o memorando de entendimento entre a Rede de Bibliotecas Saramago e a Fundação Saramago.

De acordo com a mesma fonte, com a assinatura do memorando pretende-se “estabelecer linhas de cooperação, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago”.

A cerimónia de assinatura do documento decorreu na Fundação Saramago e contou com a presença de Arlindo Morais, vereador da autarquia bejense e de Paula Santos, em representação do município de Beja, “cuja Biblioteca é a coordenadora da Rede de Bibliotecas Saramago”.

As comemorações do centenário do nascimento de José Saramago vão ter início, a 19 de novembro deste ano – dia do nascimento do escritor – e vão decorrer até ao final de 2022, ano em que Saramago celebraria 100 anos.

Recorde-se que a Rede de Bibliotecas Saramago foi criada por iniciativa do município de Beja, através da sua Biblioteca, tendo sido, formalmente, constituída a 22 de março de 2019.

A Rede de Bibliotecas Saramago conta como membros fundadores as Bibliotecas de Avis, Beja, Feijó (Almada), Instituto Politécnico de Leiria, Loures, Odemira e a Fundação José Saramago.

Atualmente encontram-se em fase de adesão as Bibliotecas de Montemor-o-Novo e Figueira de Castelo Rodrigo.