Região Alentejo investe em espaços coworking

A região Alentejo conta já com nove espaços de coworking em funcionamento. No distrito de Beja, os concelhos de Odemira, Serpa e Vidigueira têm os três espaços em fase de resolução.

Numa iniciativa promovida pelo Ministério da Coesão Territorial e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, já foram executados alguns Acordos de Colaboração envolvendo as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), as Comunidades Intermunicipais (CIM) e as Câmaras Municipais com a colaboração dos Ministérios do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Presidência do Conselho de Ministros.

Este acordo pretende formar uma Rede Nacional de Espaços de Teletrabalho/Coworking nos Territórios do Interior de Portugal.

Os espaços disponibilizam acesso à internet e destinam-se a todos os cidadãos que pretendam trabalhar em regime de teletrabalho, independentemente da sua condição profissional ou entidade patronal.

A Rede Nacional de Espaços de Teletrabalho/Coworking nos Territórios do Interior de Portugal contribui para o combate às alterações climáticas, para a descarbonização e pretende responder ao desafio demográfico que estas regiões enfrentam.

Fernando Romba, primeiro secretário da CIMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, uma das entidades envolvidas no projeto, sublinha que estes espaços de coworking são determinantes para a valorização dos territórios do interior e para a fixação de pessoas nestas regiões.