Um jardim no centro histórico de Castro Verde, distrito de Beja, vai ser requalificado, num investimento de quase 900 mil euros, para tornar o local num “espaço de excelência” nesta vila alentejana, divulgou a câmara municipal.
Segundo um comunicado do município, a requalificação do Jardim do Padrão tem como principal objetivo promover “melhorias ao nível da mobilidade, acessibilidade, segurança, conforto urbano e fruição coletiva” no espaço.
“Não são muitas as pessoas que tiram partido do Jardim do Padrão e o que nós queremos é criar condições para que o espaço seja mais frequentado e que as pessoas tirem mais partido de um espaço verde de excelência em Castro Verde”, disse hoje à agência Lusa o presidente da câmara, António José Brito (PS).
O autarca indicou tratar-se “de uma intervenção de renovação urbana de grande qualidade” e “um investimento com grande significado”.
“Estamos a falar de quase 900 mil euros, que inclui também a requalificação da rede de águas, quer na zona do Jardim do Padrão quer na rua D. Afonso Henriques”, frisou.
António José Brito disse ainda esperar que, após as obras, o Jardim do Padrão atraia os habitantes e volte a ser “um espaço muito nobre de Castro Verde, na envolvente da Basílica Real e dos edifícios públicos”.
O projeto de requalificação prevê a renovação da zona central do jardim, com um percurso pedestre não linear e mais áreas verdes, assim como zonas com pérgulas de ensombramento.
Está igualmente prevista a criação de mais espaços de estadia, assim como a requalificação do muro que separa o jardim da rua D. Afonso Henriques, incluindo o alargamento da escadaria para a câmara municipal e a abertura de novos acessos ao longo da sua extensão.
Segundo o presidente da Câmara de Castro Verde, a empreitada já foi candidatada a fundos comunitários e o concurso público para a sua execução “avançará nas próximas semanas”.
“O nosso objetivo é, tão rápido quanto possível, até meados deste ano, poder iniciar a obra de requalificação”, concluiu o autarca alentejano.
Rádio Pax / Lusa