A Resialentejo, empresa intermunicipal responsável pela gestão de resíduos urbanos em oito municípios do Baixo Alentejo, viu aprovadas duas candidaturas ao programa “Juntos a Reciclar++”, da Sociedade Ponto Verde.
A empresa vai investir 73 mil euros em ações que pretendem aumentar a reciclagem de vidro.
Um dos projetos é dirigido ao setor HORECA – atividades ligadas à Hotelaria, Restauração e Cafés – e prevê a sensibilização para a correta deposição de embalagens de vidro.
A primeira ação intitula-se “SeparAção Vidrão”, em que uma equipa irá realizar visitas ao estilo “cliente mistério”, a 150 estabelecimentos, para sensibilizar comerciantes, proprietários e funcionários para a reciclagem de vidro.
Para além de um questionário aplicado em cada visita, serão reforçadas algumas zonas de Recolha Porta-a-Porta com contentores de 30 e 120 litros para a deposição de vidro.
Numa outra linha de atuação, a Resialentejo vai dinamizar o projeto “Reciclavidro e Escape Game “Código Verde – Missão de Vidro”, com ações de sensibilização junto dos consumidores e da comunidade escolar.
As equipas da empresa intermunicipal vão percorrer oito supermercados da região, distribuindo materiais informativos e aplicando mais de cinco mil autocolantes com QR Code nas embalagens, para alertar para a correta deposição do vidro no vidrão.
A iniciativa inclui uma vertente inovadora e pedagógica, destinada aos alunos do 3º ciclo da região. O “Escape Game “Código Verde – Missão de Vidro” será um jogo de aventura e raciocínio, onde os participantes têm uma missão para completar. Jogo de colaboração, para resolver enigmas ligados à separação do vidro, onde serão utilizadas três malas mistério. As sessões têm a duração de 45 minutos e os grupos serão compostos por sete participantes.
A Resialentejo espera com estes projetos “um aumento de 10% na reciclagem de vidro na região do Baixo Alentejo, sensibilizando e informando a comunidade para a importância fundamental da valorização deste material, incentivando a economia circular”.